sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Dica: Inserir filtro na página principal


Boa Tarde à todos!
Hoje resolvi postar uma dica sobre como acrescentar o filtro de categorias, preços etc, na página inicial da loja.

Primeiramente, é indispensável utilizar o seguinte código no conteúdo da home(CMS->Páginas->home->Conteúdo), para que o filtro funcione:

{{block type="catalog/product_list" name="home.catalog.product.list" alias="products_homepage" template="catalog/product/list.phtml"}}

Inserindo esse código, todos os produtos da loja serão listados na sua página principal. Se você colocar uma categoria nesse código(category_id="id_categoria"), o filtro não irá funcionar corretamente.

Ainda na sua home(CMS->Páginas->home), clique na aba Template. O campo Layout não deve estar como 1 coluna ou Em branco, pois o filtro não aparecerá se uma dessas opções estiver selecionada. No campo Atualização de Layout por XML, insira o seguinte código no final:

<reference name="left">
<block type="catalog/layer_view" name="catalog.nav" before=" " template="catalog/layer/view.phtml"/>
</reference>


Inserindo esse código, a filtragem irá aparecer ao lado esquerdo da home. Para que apareça ao lado direito, troque o left pelo right.

Os resultados serão os seguintes:




Para esclarecer qualquer dúvida, dar sugestões ou corrigir algo, utilize os comentários!
=)

12 comentários:

  1. Pow muito bacana mais quando eu fiz o teste mais não funcionou poderia fazer um vídeo e qual o magento que vc usou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Como está citado no rodapé do blog, tudo que eu posto aqui é testado na versão 1.7.0.2 do Magento, tema default.
      Você usou o código que eu citei como indispensável, na home?
      O que não funcionou? O filtro?

      Excluir
  2. no meu caso deu certo e não deu ao mesmo tempo, pois, ele ta listando atributos que não tenho produtos cadastrados, por exemplo, tenho um atributo chamado numeração que vai do PP ao G5, porem, não tenho produtos acima do G1, mas no filtro na home ele lista todos os atributos mesmo não tendo produtos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Verifique na configuração do seu atributo numeração (em Catálogo->Atributos->Gerenciar Atributos) se no campo Usar em Navegação de Camadas está selecionada a opção Filtrar (apenas com resultados). Se não estiver, altere para essa opção e salve.

      Excluir
    2. o duro que o campo esta selecionado "Filtrar (apenas com resultados)", o que será que pode ser feito para corrigir este problema?

      Excluir
    3. O filtro funciona mesmo assim?
      Nas categorias, essa opção também aparece no filtro?

      Excluir
  3. Boa noite Referência,

    O Filtro apareceu belezinha...mas a minha home ficou estranha, ficou aparecendo os itens por categoria e abaixo os produtos novos. Se eu tirar o código do conteúdo da home fica do jeito que quero, o filtro aparece bonitinho porém não funciona o filtro. Você sabe como resolver?

    Desde já agradeço a ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá wbp!
      O filtro só funciona com o código que eu informei na dica e ele é responsável pela listagem de todos os produtos da loja, que estejam na categoria root. Você deve ter na sua home mais de um código para exibir os produtos, por isso deve ficar estranho...

      Excluir
    2. Eu estou usando o código para exibir novos produtos...Poxa...não faço a mínima ideia de como fazer isso :( ...existe outra forma de exibir o filtro na home ?

      Excluir
    3. Eu só encontrei essa forma e é extremamente indispensável utilizar aquele código... quando você diz que a sua home ficou estranha, o que acontece? Poderia postar sua dúvida no Fórum Magento Dicas para eu verificar melhor?

      Excluir
  4. Bom dia, pra não ter muita dor de cabeça acabei mudando minha home...rsrs...fiz da forma que você explicou, arrumei o css e agora está tudo certo ;) . Muito Obrigado!

    ResponderExcluir